segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Quais pecados afastam da Comunhão Eucarística?

Paz e bem!

Katia Lima da equipe que anima o site: www.cantodapaz.com.br pediu-me o favor de responder a esta pergunta sobre quando uma pessoa não pode receber comunhão quais são os pecados que proíbem receber a hóstia sagrada. Faço-o na esperança de ajudá-los a crescer na fé, na esperança e na caridade.
Vamos por parte:

1. A Ceia do Senhor (Eucaristia) é para nós católicos o “espaço” ordinário e normal da nossa pertença eclesial. Exprime claramente o horizonte do encontro cristão e a congregação da comunidade diante do seu Senhor. Quando uma comunidade se reúne para partir o Pão exprime a sua unidade na fé, esperança e caridade. Digo isto para sublinhar que a Eucaristia não é um acto pessoal e devocional mas é sempre a expressão máxima da nossa unidade cristã.

2. Desde sempre a comunidade cristã teve que resolver problemas que minavam a unidade interna. Assim nos primeiros séculos nasceu a questão da penitencia a aplicar aos que por vários motivos traíram a comunhão da Igreja. Aqueles que pecavam podiam participar à celebração eucarística comunitária mas não podiam comungar.

3. Esta doutrina continua ainda hoje pelo que alguns pecados como o aborto, o homicidio, o adulterio, etc., impedem o crente de aceder ao banquete eucaristico antes da confissão e da absolvição do confessor. Estes pecados têm como objeto uma matéria grave, e que é cometido com plena consciência e deliberadamente.
Um caloroso abraço com os votos de um bom Domingo e boas festas dos Santos.


Frei Gilson Frede, capuchinho
(http://poco-da-palavra.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário